Inscrições para ProJovem neste ano terminam amanhã

05/05/2006 - 21h20

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – O prazo para as inscrições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de 2006 termina amanhã (6). Jovens de 18 a 24 anos que cursaram a 4ª série, mas não terminaram a 8ª série do ensino fundamental e que não tem carteira assinada, são públicos alvos do programa. Além disso, essas pessoas precisam morar nas capitais brasileiras ou no Distrito Federal.

Segundo a coordenadora nacional do ProJovem, Maria José Féres, os jovens vão poder concluir o ensino fundamental, fazer cursos profissionalizantes, além de desenvolverem ações comunitárias, durante um ano. Eles vão receber uma bolsa de R$ 100 do governo federal.

"É muito importante que esse jovem, que foi excluído da escola num determinado momento da sua vida e pelas mais variadas razões, aproveite essa oportunidade e possa num prazo de um ano, que é um prazo rápido, obter dois diplomas: o do ensino fundamental que é essencial hoje para qualquer emprego e, além disso, a qualificação profissional", disse.

Maria José Féres informou que, das 200 mil vagas disponíveis para 2005 e 2006, 93 mil já foram preenchidas. Para este ano, ainda estão abertas 107 mil vagas. Até o momento, já foram feitas 106 mil inscrições. Ela conta que as vagas são distribuídas para cada capital e que, em algumas, o número de inscrições já supera o total ofertado.

"No Nordeste, todas as capitais já tem um número maior de escritos do que de vagas. Quando isso acontece, nós fazemos um sorteio eletrônico que é auditado pela Controladoria Geral da União, com resultados amplamente divulgados e selecionamos dessa forma os jovens que vão ocupar as vagas", explicou Féres.

"Aqueles que, há princípio não são sorteados, são também classificados para serem chamados depois, caso os jovens selecionados desistam ou não compareçam, o que acontece muito", completou.

A coordenadora disse ainda que existem casos também de capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal em que o número de inscritos é inferior ao número de vagas.

Os jovens interessados em participar do programa devem telefonar para 0800 642-7777. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo ou de orelhão. As informações necessárias para a inscrição são: nome completo, data de nascimento, nome dos pais, endereço completo com CEP e um telefone para contato. Outros documentos como a carteira de identidade, o CPF, e a comprovação de que o candidato não possui carteira de trabalho serão solicitados no ato da matrícula.