Presidente da Petrobras diz que conquista é do povo brasileiro

21/04/2006 - 20h58

Rio, 21/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse hoje (21) que a conquista da auto-suficiência na produção de petróleo no país foi obtida apenas com o esforço dos trabalhadores da Petrobras, mas também do povo brasileiro, que nunca aceitou que se colocasse o nome da estatal "no balcão das privatizações".

No discurso durante a solenidade que comemorou a conquista da auto-suficiência, no Museu Histórico Nacional, Gabrielli fez um retrospecto de toda a história da companhia, destacando que a Petrobras já é a décima-quarta petrolífera do mundo e a sétima entre as produtoras de petróleo com ações em bolsas de valores.

Ele enfatizou, ainda, que em 2005, com a entrada em operação das plataformas P-43 e P-48, a companhia passou a produzir 1,8 milhão de barris por dia, elevando a produção anual em 13%. "Mesmo com esse esforço de produção fomos capazes de garantir o nível de reposição de reservas de mais de 1,3 barris para cada barril produzido".

Para fortalecer a presença da Petrobras no exterior, Gabrielli lembrou a aquisição de blocos na África, América do Sul e Estados Unidos, além da compra de ativos da Shell na Colômbia, Paraguai e Uruguai e, ainda, a compra de 50% de uma refinaria nos Estados Unidos. E ao encerrar o discurso, falou da perspectiva de ampliar a produção do biodiesel e do álcool como alternativa para a substituição do petróleo como fonte energética.