Auto-suficiência é marco para o desenvolvimento, diz Lula

21/04/2006 - 20h39

Marcela Rebelo e Luciana Vasconcelos
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo é um marco para o desenvolvimento do país, disse há pouco o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade comemorativa no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. "Somos testemunhas de um marco estrutural que vai acrescentar ao desenvolvimento brasileiro um 'antes' e um 'depois' desse histórico 21 de abril de 2006", afirmou.

Segundo Lula, uma indústria de petróleo é um "pólo aglutinador" de uma cadeia econômica. Ele disse, durante discurso, que em 2006 a Petrobras fará o seu maior investimento da história, atingindo R$ 38 bilhões e mobilizando uma rede de fornecedores que, segundo o presidente, dobrou desde o início do atual governo, chegando a mais de 1.300 empresas. "Essa engrenagem poderosa vai gerar 665 mil novos postos de trabalho nos próximos 5 anos", comemorou.

Lula disse ainda que a auto-suficiência no petróleo também vai ajudar nos índices sociais do país. "Hoje o que fazemos é multiplicar maciçamente as oportunidades na economia e na educação, beneficiando toda a sociedade, mas especialmente os mais pobres, para alargar cada vez mais as fronteiras da produção, da democracia e do bem-estar social. Essa é a campanha do petróleo da nossa geração", ressaltou o presidente.

Além do presidente, participaram da cerimônia o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo; e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

Depois da solenidade, o presidente Lula seguiu para o aeroporto e embarcou para São Paulo, onde passará o final de semana em sua residência, em São Bernando. Lula não falou com os funcionários da Varig, que faziam uma manifestação em frente ao Museu.