Obras emergenciais na BR-101 Sul devem começar em 20 dias

13/04/2006 - 17h52

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar no prazo de 20 dias obras emergenciais em cerca de 200 quilômetros do trecho sul fluminense da rodovia BR-101, entre a localidade de Itacuruçá e a divisa com o estado de São Paulo. A recuperação da estrada foi determinada pela Justiça há cerca de dez dias.

Segundo o coordenador do Dnit no estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Costa, serão feitos trabalhos de recapeamento do trecho, a recuperação de dois túneis e a melhoria do acesso à cidade de Angra dos Reis. Nessa região, localizam-se duas usinas nucleares em funcionamento e uma terceira em construção. Por isso, a estrada é considerada rota de fuga em caso de acidentes nucleares.

"Nesse trecho, onde se localiza a Usina Nuclear de Angra dos Reis, vamos dotar a rodovia de condições de trafegabilidade de maneira que nós possamos, em condições muito mais rápidas, evacuar as cidades em caso de acidente nuclear", afirmou Costa.

Segundo o coordenador do Dnit, as obras deverão durar seis meses e têm um custo estimado em R$ 80 milhões. A BR-101 Sul já está recebendo obras emergenciais de tapa-buracos e de contenção de encostas, desde o início do ano, por determinação do governo federal.