Funcionários da Varig entram com recurso contra intervenção em fundo de previdência

13/04/2006 - 14h59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Rodrigo Marocco, informou hoje (13) à Agência Brasil que os trabalhadores da empresa entraram com recurso na Justiça contra a intervenção do fundo de previdência da categoria (Aerus), determinada ontem pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.

Com a medida, que extingue os planos de aposentadoria complementar dos funcionários da Varig, cerca de 8.285 empregados da companhia que estão na ativa deixarão de receber os recursos poupados.

Marocco não quis fornecer mais detalhes, alegando que as informações seriam dadas durante a entrevista coletiva dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), prevista para ocorrer esta tarde, na
sede da Associação de Pilotos da Varig (Apvar).

Já a assessoria de imprensa da Varig afirmou que a companhia ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão do juiz da 14ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Evandro Guimarães, que autorizou o arresto dos bens da empresa para os empregados.

A assessoria negou que a Varig tenha entrado com recurso contra a decisão, proferida na noite da última terça-feira (11). Ainda segundo a assessoria, a empresa está operando normalmente, não tendo ocorrido, inclusive, nenhum cancelamento de vôo.