Secretário destaca maior participação de signatários da CDB na reunião de Curitiba

31/03/2006 - 21h13

Brasília, 31/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - O secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da ONU (Organização das Nações Unidas), o argelino Ahmed Djoghlaf, destacou a maior participação de delegados até agora em uma reunião de signatários, no encerramento da 8ª Conferência das Partes sobre a Convenção (COP-8). Foram 4 mil participantes, contra os 2.600 da última reunião, realizada na Malásia.

Após uma semana de debates e negociações, ele afirmou que pela primeira vez na história das conferências ocorreu um diálogo interativo sobre biodiversidade entre os integrantes do segmento ministerial, responsáveis pela preservação das diferentes formas de vida existentes no planeta. De acordo com o secretário-geral, cerca de 100 ministros participaram da COP-8, enquanto apenas 16 compareceram à COP-7.

O secretário atribuiu o êxito da COP-8 ao sucesso do evento que a antecedeu, a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP-3). Ele acrescentou que a contribuição à implementação do protocolo, com a proposta brasileira sobre a identificação de grãos geneticamente modificados, deu credibilidade ao encontro.