Porto Alegre é primeira capital sulista a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia

31/03/2006 - 21h50

Porto Alegre, 31/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - A capital gaúcha é a primeira da região Sul a fazer parte do programa Cidade Amiga da Amazônia. O compromisso oficial com a organização não-governamental Greenpeace foi assinado hoje (31) pelo prefeito José Fogaça, em solenidade no navio My Artic Sunrise, ancorado no cais do porto.

A coordenadora do programa, Rebeca Lerer, informou que o objetivo é incentivar as cidades brasileiras a adotarem leis que evitem o consumo de madeira nativa de origem criminosa nas compras e licitações públicas. A Prefeitura se comprometeu a adaptar a Lei Orgânica do Município, corrigindo os artigos sobre licitações. "A Amazônia não será salva pela população da região. É preciso que todos os 5 mil municípios brasileiros assumam esse papel", afirmou, acrescentando que a adesão de Porto Alegre poderá inspirar a sociedade a consumir produtos florestais de forma consciente.

O prefeito também assinou decreto criando um grupo de trabalho para estudar a elaboração de uma política de consumo responsável de madeira para o município. "Não podemos esquecer que os municípios são unidades gestoras da vida, portanto devemos trabalhar todos juntos para a preservação da Floresta Amazônica e do meio em que vivemos", disse Fogaça.

O projeto de lei ainda deverá ser aprovado pelos vereadores para entrar em vigor. Três outros municípios do estado já aderiram ao programa do Greenpeace: Rio Grande, São Leopoldo e Santa Maria.

Até segunda-feira (3/4), o navio do Greenpeace ficará na cidade e a população poderá visitar a exposição fotográfica Viva Amazônia.