Corte na taxa de juros ainda foi pequeno, diz federação de indústrias do Rio

31/03/2006 - 20h38

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A queda de 9% para 8,15% da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) não terá um impacto significativo sobre a decisão de investimento do empresariado, disse hoje (31) Marta Franco, chefe da Assessoria de Infra-estrutura e Novos Investimentos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Segundo a economista, não surpreendeu o mercado a redução da TJLP, praticada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em suas operações de financiamento ao setor produtivo. O corte foi estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, integrado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

Marta Franco afirmou que a redução dos procedimentos burocráticos é que será o fator determinante para o acesso, principalmente, dos pequenos empresários às linhas de financiamento do BNDES. "O principal fator para as empresas menores é o acesso ao crédito. Não adianta baixar a taxa de juros e o empresário continuar não conseguindo acessar as linhas de crédito do Banco", explicou.

A especialista da Firjan deixou claro, no entanto, que reconhece a importância da taxa de juros para os investimentos privados. "O governo está mostrando que tem um compromisso com os investimentos e com o setor produtivo e de fato está cumprindo o que era esperado em termos de redução da TJLP. O que eu acho é que o impacto não vai ser grande". Ela admitiu, inclusive, que no longo prazo, "daqui a seis meses, caindo mais um pouco, a TJLP pode produzir um impacto positivo sobre os investimentos".