Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília – O ministro do Controle e da Transparência, da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, disse hoje (26), em entrevista à Voz do Brasil, que o Sistema Nacional de Correição é o "grande combatente do governo Lula".
Esse sistema vai integrar a corregedoria-geral aos órgãos de fiscalização internas das áreas econômica, social e de infra-estrutura, além das corregedorias setoriais de cada ministério. Esse órgãos de controle interno passam a ficar subordinadas à CGU e, não mais, às pastas que fiscalizam.
Segundo Pires, o sistema irá proporcionar um acompanhamento efetivo e sério dos gastos públicos. "É evidente que até agora havia desvios praticados, até mesmo pela tradição do país, e não havia uma forma eficaz de correição, isto é, de punição, de verificação dos crimes e das fraudes", ressaltou o ministro. De acordo com ele, o novo sistema é autônomo e será assistido por corregedorias vinculadas diretamente à Controladoria.
Segundo o ministro, a participação da sociedade civil é fundamental para garantir a transparência no uso do dinheiro público, pois "a grande mazela é ter o desvio do dinheiro e não ter, em seguida, a apuração, a punição e, conseqüentemente, o desestímulo a impunidade". Para isso, acrescentou ele, está em funcionamento o Portal da Transparência – disponível através do endereço eletrônico: www.portaldatransparencia.gov.br –, que oferece 275 milhões de informações sobre esses gastos.