Primeira Marcha Zumbi, há 10 anos, reuniu 30 mil pessoas

13/11/2005 - 9h16

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A primeira Marcha Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida foi realizada no dia 20 de novembro de 1995. Cerca de 30 mil pessoas se reuniram em Brasília para denunciar a ausência de políticas públicas para a população negra.

O ato marcou os 300 anos do assassinato de Zumbi, principal liderança do Quilombo dos Palmares, um território livre em Pernambuco que virou símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra no país. Em reconhecimento à importância de Zumbi, a data foi transformada em 1971 no Dia Nacional da Consciência Negra.

Na opinião da coordenadora da Comissão Nacional contra a Discriminação Racial da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e responsável pelo ato do dia 22, Maria Isabel da Silva, a marcha influenciou os rumos da luta contra o racismo em nosso país. "Nesses dez anos, conseguimos que a sociedade brasileira fizesse um debate mais aprofundado sobre a discriminação racial no nosso país. Conseguimos romper com o mito da democracia racial que existia antes de 1995", disse Maria Isabel.