Pichações em monumentos de Brasília antecipam manifestações contra Bush

03/11/2005 - 13h13

Marcello Casal Jr.
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dois monumentos da capital, o Memorial JK e o Museu do Índio, foram pichados com protestos contra o presidente dos Estados Unidos. "Fora Bush assassino" e "Yankees go home" foram algumas das frases escritas. Seguranças do Memorial JK tentaram evitar fotografias das pichações, que já foram apagadas.

O presidente dos EUA, George W. Bush, chega hoje (3) na Argentina para participar da 4ª Cúpula das Américas, que ocorre até sexta-feira. Outros 33 países participam do encontro, incluindo o Brasil, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião deverá tratar de temas como a criação de postos de trabalho como forma de combater a pobreza, a formação de trabalhadores e o fortalecimento da democracia.

No sábado Bush virá a Brasília, onde deverá ficar até domingo. A visita dele ao Brasil deve desencadear protestos em todo o país. Em Brasília, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já começou a distribuir material nas ruas para convocar a população para uma passeata contra o norte-americano. O diretor Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, criticou a visita de Bush e disse que o movimento fará mobilizações em todas as capitais do país.