Gil assiste no Rio a documentários do projeto Revelando os Brasis

01/11/2005 - 22h00

Rio, 1/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - Quarenta realizadores de documentários de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes estão reunidos na Casa de Cultura Lauro Alvim, na zona Sul, para assistir a suas realizações ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Eles foram os selecionados na primeira edição do Revelando os Brasis, um projeto da Secretaria do Audiovisual do ministério, cujo objetivo é estimular a produção de vídeos digitais em pequenos municípios.

Durante o encontro, o ministro Gilberto Gil anunciou que as inscrições para a segunda edição do Revelando os Brasis começam no próximo dia 15 e irão contemplar mais 40 municípios com até 20 mil habitantes. Para Gil, o projeto tem "o mérito de fazer com que o país possa se mirar no espelho, revelando suas diversas faces e fortalecendo a auto-estima das comunidades". Ele disse que por meio do projeto muitas pessoas puderam entrar em contato, pela primeira vez, com a produção artística audiovisual, possibilitando a formação de novos talentos em suas comunidades.

De acordo com o secretário do Audiovisual, Orlando Senna, as produções serão exibidas ainda neste mês nos próprios municípios de origem, a partir de uma parceria com a Petrobras. Os vídeos também poderão ser conferidos nas TVs públicas abertas e por meio do canal Futura, de TV a cabo.

A possibilidade de apresentar para suas próprias comunidades e para o Brasil seus documentários motivou os 40 realizadores. Segundo o gaúcho Gilmar Rogério Wendel, um agricultor de 31 anos, de Arroio de Tigre, o projeto possibilitou que parte da história de sua cidade chegasse às salas de aula da comunidade onde vive.

No documentário, ele conta a história do massacre, em 1938, de um grupo de agricultores envolvidos em um movimento messiânico. "A história oficial da cidade dizia que foi um massacre para combater um grupo de comunistas, e as escolas nunca tocavam no assunto. A partir do relato dos sobreviventes, resgatamos a história e deixamos claro para toda a comunidade como as coisas aconteceram de verdade", disse Wendel.