Semana pela Democratização da Comunicação debate monopólio do setor no país

22/10/2005 - 18h00

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Dia Mundial pela Democratização da Mídia, celebrado no último dia 17, foi lembrado no país por algumas organizações sociais. Elas realizaram a Semana pela Democratização da Comunicação, com uma série de atos, em mais de 20 cidades do Brasil.

O principal objetivo da mobilização era questionar o monopólio de algumas famílias sobre os meios de comunicação do país, segundo Júlia Chequer, coordenadora-geral da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos). "Os meios têm um papel central na estrutura da sociedade que a gente vive e, na verdade, hoje são privilégio de algumas famílias, que dizem o que é notícia", disse.

A Enecos foi umas das organizações que participou dos atos. Segundo Júlia, foram preparados debates, apresentações culturais e mostras de vídeo em São Paulo. Segundo ela, cerca de mil pessoas tiveram contato com a semana na capital paulista.

Na capital do país, a Semana pela Democratização da Comunicação foi lembrada com atividades políticas, culturais, debates em escolas de comunicação e seminários. Neste domingo, a partir das 13h, está previsto um ato, na feira da Torre.

"Queremos sair da sensibilização sobre o tema e partir para a mobilização, ações mais contínuas na área de comunicação, reflexão, capacitação e formação", afirma Jonas Valente, do grupo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. "Não queremos mais ficar discutindo a comunicação no país somente entre os comunicadores. Ela precisa chegar a toda a sociedade", defendeu.