Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou hoje (22) que a leitura é o único instrumento que pode levar o ser humano a conhecer e a compreender o mundo. "O livro pode não mudar o mundo, mas o livro vai mudar as cabeças de todos vocês. A leitura vai dar a vocês uma visão de mundo que até ontem vocês não tinham", disse o presidente durante a festa de formatura de 40 mil jovens e adultos do Programa Por um Brasil Alfabetizado, no Espaço da Cidadania, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.
Lula destacou que a escolarização ajuda a melhorar a qualidade de vida, dando a pessoa a possibilidade de conseguir um emprego melhor, com mais estabilidade. "Vocês deram o primeiro passo. Não parem nunca mais. Continuem estudando, aprendam uma profissão, porque a profissão é a possibilidade de vocês ganharem mais, é a possibilidade de vocês terem mais estabilidade no emprego, é a possibilidade de poderem melhorar a qualidade de vida da família de vocês."
O presidente disse ter a certeza de que no ano que vem participará de mais uma solenidade de formatura do programa. "Se Deus quiser eu estarei vivo para voltar aqui e ver a bandeira nacional ganhar mais uma cor, uma cor azul. E se Deus quiser no ano que vem também estarei vivo para voltar aqui e ver o branco também – e ver a bandeira nacional com o verde, amarelo, azul e branco se completando. Se Deus quiser vocês vão escolher uma outra cor para que a gente possa voltar aqui e ver os nossos alfabetizandos entrando na universidade brasileira", comentou.
O Programa Por um Brasil Alfabetizado (parceria do governo federal com o Serviço Social da Indústria) usa a cor verde para os alunos que estão se alfabetizando. A cor amarela é usada para os alunos do programa TransFORMAR, que estudam até a quarta série do ensino fundamental.
Lula iniciou a formatura homenageando os professores. Segundo o presidente, a categoria merece respeito não só das crianças, mas de todos os pais, "porque muitas vezes conseguem passar mais horas com os nossos filhos do que nós mesmos e muitas vezes são obrigados a dar na escola a educação que muitas vezes não temos competência para dar dentro de casa".
O presidente entregou os certificados par as alunas Maria Célia Pereira de Souza, de 39 anos, e Maria das Dores, de 94 anos, que concluíram a quarta série do ensino fundamental.