Assembléia Popular debate reforma política e mudanças na economia

22/10/2005 - 17h07

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Estarão divididas em dez temas as discussões da Assembléia Popular: Mutirão por um Novo Brasil, marcado para ocorrer de terça a sexta-feira da próxima semana. A reforma política é um dos principais temas. "Queremos uma reforma política que garanta mais democracia direta e também, entre outros pontos, que o mandato dos outros candidatos não seja pessoal, seja do partido", afirma Luiz Bassegio, da Campanha Jubileu, entidade responsável pela organização da assembléia.

Além da reforma política, serão discutidas Comunicação, Trabalho, Soberania e Relações Internacionais, Gênero e Etnias, Cidades, Educação e Cultura, Campo, Economia e, por fim, Saúde. A reforma agrária e os problemas enfrentados pela população que vive no campo deve ser um assunto importante, segundo Bassegio. "Uma das nossas grandes lutas é que a terra esteja nas mãos e a serviço de quem nela trabalha, de quem dela precisa para sobreviver", afirma

A mudança da política econômica do país, o pagamento da dívida externa e medidas para gerar postos de trabalho no país também serão abordados. "È preciso investir em pequenas e micro indústrias, na agricultura familiar que são as que mais geram postos de emprego para nosso povo", afirma Bassegio.