Cirurgia para transplante é sempre gratuita e medicamentos são garantidos pelo SUS, diz ministério

25/09/2005 - 17h24

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Qualquer tipo de transplante no país é feito de forma gratuita, tanto para a família do doador como para o receptor, e os medicamentos obrigatórios ao paciente depois da cirurgia também são garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista à Voz do Brasil, o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Roberto Schilindwein, afirma que não existe nenhuma modalidade de transplante que não possa ser paga pelo SUS. "Esse é um sistema que atende a todas as características do SUS com acesso e gratuidade a todo paciente e a todo cidadão brasileiro".

Schilindwein disse que as pessoas que quiserem doar órgãos de familiares devem entrar em contato com a Central Estadual de Transplantes de seu estado. "Hoje nós temos centrais estaduais em 21 estados e no Distrito Federal".

A Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos vai até o próximo dia 30. A meta é, nos próximos dois anos, zerar a fila de transplantes de córnea e reduzir pela metade a fila para outros transplantes. Portaria assinada pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, na última sexta-feira (23) determina que todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos do país com mais de 80 leitos formem uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Para outras informações sobre doação de órgãos e tecidos ou sobre a fila de espera, a população pode ligar para 0800-611997 ou acessar a página do ministério na internet: www.saude.gov.br/transplantes.