Candidatos dizem esperar que corrupção e CPIs fossem tema de redação do Enem

25/09/2005 - 20h18

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O assunto trabalho infantil escolhido como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, não agradou aos que esperavam falar sobre a política nacional, e assuntos como corrupção, "mensalão" e as Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPIs).

Ana Carolina Martins, de 17 anos, já concluiu o 2º grau e afirmou que o trabalho infantil não é um tema atual. "Existe desde que existe gente. O que está em alta é "mensalão" e o referendo sobre armas".

"O tema da redação me surpreendeu, eu achei que fosse política pelo que a gente está vivendo no país", disse Eduardo Gonçalves, de 22 anos, que pretende ser médico. Para ele, o tema escolhido permitiu "falar das coisas que estão mais escondidas no Brasil". Mas apesar da oportunidade, "não achei bom porque a política tem que ser discutida, parece que querem esconder o que é um mal do brasileiro".

Já a estudante que pretende cursar Jornalismo, Elaine Cristina dos Santos, disse acreditar que escrever sobre trabalho infantil levou os candidatos a refletir. "Serve para as pessoas que têm criança em casa e que, por ignorância, mandam os filhos trabalharem achando que eles vão buscar independência. Mas eu acho que vão é para o perigo".