Acordos entre sul-americanos favorecem telecomunicações e energia

08/09/2005 - 0h29

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No futuro, pode ser possível fazer ligações de celular, sem pagar tarifas adicionais, nos 12 países da América do Sul. O acordo para ligações internacionais está na agenda de prioridades da Iniciativa para Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). O projeto, que permitirá ligações com tarifa comum em toda a América do Sul, pode ser implementado no curto prazo pois não requer melhoria na infra-estrutura de telefonia.

Outra ação prevista para o setor de comunicações é a facilitação das exportações por remessa postal, que reduzirá a burocracia aduaneira. O projeto deverá aumentar a participação das micro e pequenas empresas no mercado internacional, segundo Ariel Peres, secretário de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e coordenador nacional da IIRSA. No setor de energia, está prevista a construção do gasoduto Noroeste, que vai de Buenos Aires, na Argentina, até a Bolívia. "É um projeto de US$ 1 bilhão e , neste momento, está sendo negociado seu financiamento", revela Peres.

A IIRSA foi criada no ano 2000 para impulsionar o processo de integração continental e harmonizar políticas nos setores de transportes, energia e telecomunicações. Um total de 32 ações estratégicas, com custo estimado de US$ 5,2 bilhões, fazem parte da agenda consensuada de implementação para o período de 2005 a 2010. A agenda foi assinada pelos chefes de estado sul-americanos durante a III Reunião de Presidentes da América do Sul, em dezembro do ano passado em Cuzco, no Peru. Na mesma reunião, foi criada a Comunidade Sul-Americana de Nações.