Relator diz que não pretende convocar chefe de gabinete da Presidência

01/09/2005 - 22h26

Brasília, 1º/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - Não é necessário o depoimento do chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, na avaliação do relator da Comissão Parlatamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Em depoimento hoje (1º), o médico João Francisco Daniel – irmão do prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002 – apontou Carvalho como operador de um esquema de arrecadação ilegal de dinheiro de empresas da cidade para financiar campanhas políticas do PT.

"Para o esclarecimento do crime que ocorreu, o depoimento do médico foi valioso. Mas para a CPI não contribuiu muito", afirmou o relator. "Essa CPI não foi criada para apurar o crime de Santo André. Acho que se ela permanecer focada nos jogos, e defendo isso, ela não vai ouvir o senhor Gilberto Carvalho. Isso deve acontecer acontecer na comissão dos Correios, que já ampliou bastante seu campo de atuação."

O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), no entanto, disse que apesar de ainda não existir requerimento nesse sentido, a convocação do chefe de gabinete do presidente Lula deve ser discutida pela comissão. "O presidente não pode achar, deve ser juiz da causa. Prefiro esperar a posição de algum membro da CPI. Mas o presidente entende que é necessário discutir", acrescentou.

Líder do PFL no Senado e membro da CPI dos Bingos, José Agripino (RN) também não descartou a possibilidade de convocação de Gilberto Carvalho. "O depoimento do irmão de Celso Daniel envolve alguém que trabalha no gabinete do presidente Lula. Revelou a fabriquinha de dinheiro das prefeituras de São Paulo que evolui para o mensalão", disse.