PT enviará carta a deputados cobrando relatórios sobre financiamentos irregulares de campanha

04/08/2005 - 23h26

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Os deputados do PT que tenham envolvimento com financiamento irregular de campanha serão notificados pelo partido a prestar contas, conforme decisão tomada hoje (4) pela Executiva Nacional. Segundo o presidente nacional do PT, Tarso Genro, a executiva aprovou uma carta que será enviada aos deputados "sobre os quais penda alguma informação concreta de procedimentos que precisam ser explicados e justificados e que, eventualmente, possam ser procedimentos aéticos ou irregulares".

Tarso Genro explicou que na reunião de hoje os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e João Magno (PT-MG) se anteciparam e foram prestar depoimento. Os nomes dos dois estão entre os 14 relacionados no pedido de cassação em representação protocolada ontem (3) pelo senador Luiz Soares (sem partido-MS) na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O senador alega que os parlamentares teriam recebido recursos do publicitário Marcos Valério, dentro do suposto esquema de repasse de recursos para o financiamento de campanhas eleitorais.

"Eles [João Paulo e João Magno] apresentaram os seus motivos, que serão avaliados em outro momento para verificar qual o encaminhamento que daremos", informou o presidente nacional do PT. Tarso Genro esclareceu que o partido enviará a correspondência "pedindo explicações, informações e relatórios a respeito dos fatos que são imputados a determinados quadros nacionais nossos".

O texto da carta informa que "tendo em consideração informações que circulam pela imprensa nacional a seu respeito e visando preservar a integridade do partido e de seus dirigentes", o parlamentar terá 10 dias para apresentar "um relato sobre o seguinte fato que lhe é imputado".

O presidente nacional do PT informou, também, que a Executiva levará à reunião do Diretório Nacional, neste final de semana, em São Paulo, proposta para que sejam enviados aos diretórios regionais pedidos de relatório sobre recebimentos não contabilizados de campanhas eleitorais. Caso a proposta seja aprovada pelo Diretório, as instâncias regionais do partido terão prazo de 15 dias para prestar contas.