Presidente da OAB quer convocação do Conselho da República

04/08/2005 - 12h47

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – O presidente nacional da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), Roberto Busato, disse que pretende reunir, na próxima segunda-feira (9), o Conselho da OAB para discutir o pedido de convocação do Conselho da República. O assunto: a crise política. O Conselho da República é um órgão previsto na Constituição Federal, convocado exclusivamente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e, entre suas funções, está a de "pronunciar-se sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas".

A sugestão de Busato foi feita ao presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-ministro da Educação, Tarso Genro, e anunciada à imprensa, em coletiva de imprensa hoje, após encontro reservado no hotel Ca’D’Oro, no centro de São Paulo. "Nós conversamos com o (ex-) ministro sobre uma idéia que eu tive dentro da Ordem: que seja acionado de imediato o Conselho da República, que é uma instituição do Estado brasileiro que poderá ajudar o presidente Lula na superação dessa crise", afirmou Busato.

O presidente do PT, Tarso Genro, se mostrou favorável à proposta de Busato e pretende levá-la à discussão com o partido. "É uma boa idéia, na minha opinião. Acho que isso aí deve ser discutido pela OAB, deve ser discutido pelo meu partido, deve ser discutido pelo próprio governo. Obviamente, a conveniência da convocação desse conselho é uma conveniência que é medida pelo próprio presidente da República", disse Tarso Genro.