Tarso e Saraiva Felipe repudiam suposto acordo para acabar com investigação no Conselho de Ética

29/07/2005 - 21h17

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Tarso Genro, e o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, repudiaram hoje o suposto acordo que estaria sendo costurado para retirar a ação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Eles se referiam a uma proposta que estaria sendo feita pelo Partido Liberal (PL).

Segundo Tarso Genro, a sociedade brasileira e o PT não aceitam qualquer tipo de ação nesse sentido. "O PT, ao contrário de movimento de redução das investigações, quer que sejam mais profundas, mais abrangentes e mais completas para que não sejam somente investigações focadas e dentro da crise, mas sobre o sistema como um todo", disse Tarso.

O ministro Saraiva Felipe disse que "qualquer acordo que vise esconder a situação ou diminuir danos não vai contribuir para que nós tenhamos mais credibilidade na vida política". O ministro defendeu que o Brasil não paralise as suas atividades políticas e econômicas em função das apurações sobre denúncias de corrupção em curso no Judiciário e no Congresso Nacional.

O relator do Conselho de Ética da Câmara, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), divulgou hoje nota oficial na qual também repudia qualquer possibilidade de acordo para o fim das investigações no âmbito do Conselho – que apura a quebra de decoro parlamentar do deputado Roberto Jefferson em ação movida pelo PL. Pelo acordo, o PL retiraria a ação contra Jefferson em troca do fim das investigações pelo Conselho - uma vez que vários parlamentares do partido foram citados por Jefferson como supostos recebedores de mesadas em troca de apoio político, e temem perder os mandatos.