Presidente diz em São Bernardo que desde cedo aprendeu a ter paciência para fazer as coisas

23/07/2005 - 18h10

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, em almoço comemorativo à posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, que aprendeu muito cedo em sua vida a ter paciência para fazer as coisas "com o tamanho dos passos que a sua perna pode dar". Lula disse que, desde o início da sua carreira como sindicalista em São Bernardo do Campo tinha a consciência de que deveria agir de forma gradual, bem pensada, "para não ter que recuar cada vez que avançava demais".

Lula garantiu que, ao tomar posse na Presidência da República em 2003, manteve o mesmo pensamento. "Eu tomei a seguinte decisão: este país tem problemas demais, problemas sociais profundos, problemas econômicos profundos, e se nós não fizermos as coisas passo a passo, a conquista de credibilidade, de confiança na classe trabalhadora, nos empresários internacionais, a gente não podia citar o que eu vou citar agora", disse.

O presidente fez uma retrospectiva de avanços do governo federal nos últimos meses, em especial a geração de empregos. "Enquanto nós criamos em 30 meses 3,135 milhões de empregos com carteira profissional assinada, o governo passado, em oito anos, criou apenas 737 mil empregos, numa demonstração de que nós queremos que a economia se desenvolva de forma sustentada, que a gente não tenha um crescimento hoje, e uma queda amanhã".

Lula também disse que, em comparação ao governo anterior, sua gestão aplicou 14 vezes mais recursos em saneamento básico. "Em apenas 30 meses colocamos mais dinheiro para saneamento, 14 vezes a mais que o governo passado de 1999 e 2002. Em 30 meses, colocamos 14 vezes mais do que eles em quatro anos, numa demonstração de que para governar esse país não se precisa ter os diplomas universitários que sempre jogaram contra mim", criticou.

Segundo Lula, para governar o Brasil é preciso ter coração. "Com coração é que se governa um país com os problemas sociais do nosso país". E deixou um conselho para o novo presidente dos metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijó: "Muitas vezes a razão não te dá da razão. Toda vez que você estiver em dúvida entre a razão da sua consciência, deixa funcionar a emoção do seu coração que você vai acertar muito mais do que errar na sua vida política".