Lula diz que mantém espírito de metalúrgico mesmo depois de quase três anos na presidência

23/07/2005 - 18h13

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ao participar hoje de almoço comemorativo da posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma retrospectiva da luta sindical brasileira e disse que, mesmo estando na Presidência da República há quase três anos, ainda tem espírito de metalúrgico.

"Entre vocês, ontem, hoje e sempre, eu me sinto como um metalúrgico todo o santo dia atuando em defesa dos interesses da classe trabalhadora brasileira. Sou tão metalúrgico que a minha carteirinha do sindicato, que é de 1968, eu nunca esqueci o número 25.986, a matrícula de associado do Sindicato do Metalúrgico do ABC", ressaltou.

Lula afirmou que a luta sindical iniciada na década de 70 produziu para o país "grandes nomes da política nacional" que hoje estão no poder. "Nós não chegamos aqui porque somos mais bonitos, porque somos inteligentes, porque somos melhores do que qualquer outra pessoa. Chegamos aqui porque soubemos aproveitar as oportunidades que a história nos deu. Estou aqui 30 anos depois para agradecer o sacrifício", afirmou. Lula presidiu o Sindicato do ABC entre 1975 e 1981.

O presidente disse que, no período em que esteve à frente do sindicato, especialmente na greve geral de 1979, "não faltaram aqueles no Brasil que diziam que os metalúrgicos tinham acabado, e que o Lula tinha acabado com a luta sindical desse país". O presidente ressaltou, no entanto, que a categoria soube dar a volta por cima e, em 1980, realizou "a maior greve já vista" na história do Brasil – que culminou na passeata de 1º de Maio que reuniu mais de 20 mil trabalhadores na Praça da Igreja Matriz, em São Bernardo do Campo.

O almoço em comemoração à posse da nova diretoria do sindicato foi realizado no restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo. Lula lembrou que há 36 anos, no dia 24 de abril de 1969, tomava posse em seu primeiro cargo como representante da categoria: delegado de base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

"Muitas vezes nós não notamos os avanços das coisas que fizemos. Quem é que se lembra em algum momento da história do ABC paulista, se já teve algum ministro, alguma grande autoridade do ABC, por conta da luta de vocês, dos metalúrgicos nesse país, lógico que hoje não só de metalúrgico, mas de químico, da construção civil, agricultura, da classe média, de intelectuais, de empresário. Mas começou aqui, e começou com vocês", disse o presidente.