Em São Bernardo, Lula relembra sua trajetória política

23/07/2005 - 19h44

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Bernardo do Campo (SP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde deste sábado, de almoço comemorativo pela posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo/SP. O presidente chegou por volta das 13h30, acompanhado de Dona Marisa da Silva e do ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e Relações Institucionais, Jacques Wagner, e foi calorosamente recebido pelos 2500 metalúrgicos e convidados presentes.

Também participaram do evento o ministro do Trabalho, Luis Marinho, e o deputado federal Vicentinho (PT/SP), ambos ex-presidentes do sindicato. Lula presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de 1975 a 1981.

O presidente começou seu discurso relembrando o dia em que entrou para a militância sindical, há 36 anos: 24 de abril de 1969, quando tomou posse como delegado de base, empregado da Villares, no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. E revelou que nunca esqueceu o número de sua carteirinha do sindicato, emitida em 1968. "De lá para cá acompanhamos a trajetória da categoria metalúrgica e do movimento sindical brasileiro, e percebemos nitidamente o avanço e as conquistas que os trabalhadores brasileiros conseguiram", disse Lula.

O presidente rememorou momentos importantes do movimento sindical do ABC e destacou a força do sindicato dos metalúrgicos na criação de lideranças políticas. "Por conta desta luta, hoje os metalúrgicos têm um Presidente da República, um Ministro do Trabalho, o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o presidente do Sesi (Serviço Social da Industrial) e o Delegado Regional do Trabalho de São Paulo", afirmou.