Em nota, governo lamenta morte de brasileiro na Inglaterra

23/07/2005 - 19h58

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na qual lamenta a morte em Londres do brasileiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, confundido pela polícia britânica com um possível terrorista que teria participado dos atentados no metrô de Londres na última quinta-feira (21). Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores:

"O Governo brasileiro ficou chocado e perplexo ao tomar conhecimento de que cidadão brasileiro foi morto ontem, dia 22 de julho, em Londres, por forças policiais, aparentemente vítima de lamentável erro.

O Brasil sempre condenou todas as formas de terrorismo e mostrou-se disposto a contribuir para a erradicação desse flagelo dentro das normas internacionais, inclusive as do respeito aos direitos humanos.

O Governo aguarda as explicações que as autoridades britânicas tenham a fornecer sobre as circunstâncias que teriam levado a essa tragédia.

O Ministro Celso Amorim, que está viajando para Londres hoje, para participar de reuniões sobre a reforma das Nações Unidas, determinou à Embaixada do Brasil que solicitasse entrevista com o Secretário do Exterior, Jack Straw, com vistas a obter esclarecimentos sobre a morte do cidadão brasileiro.

O Governo manifesta à família do cidadão brasileiro o profundo pesar pelo ocorrido".