CPI dos Correios cogita expedir pedidos de busca e apreensão para obter documentos

23/07/2005 - 19h58

Gabriela Guerreiro, Iolando Lourenço e Marcos Chagas
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os trabalhos técnicos de cruzamento de dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura irregularidades nos Correios (CPMI) não avançaram neste sábado devido à lentidão no envio de informações do sistema bancário à comissão. O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), admitiu estar preocupado com o ritmo de chegada dos documentos.

"As informações estão chegando de forma muito lenta e não estão a contento. Parece um jogo combinado. Se fingem de rogados, pedem tempo e as informações não chegam. Eu pergunto: por que? Será que é só burocracia? Nós temos que tomar medidas duríssimas", afirmou.

Delcídio Amaral confirmou que na próxima semana vai expedir uma série de pedidos de busca e apreensão de documentos contra bancos e empresas. O Banco do Brasil, por determinação da CPMI, está refazendo toda a documentação encaminhada à comissão, uma vez que o material foi considerado incompleto. Os parlamentares querem saber a origem, o intermediário e o destino da movimentação financeira nas contas da empresa DNA, de Marcos Valério, no Banco do Brasil.

Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que se reuniu hoje com os técnicos no Senado, a CPMI já pediu ao Banco Central que remeta o quanto antes a documentação sobre a movimentação financeira das contas das empresas de Marcos Valério – denunciado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o operador do suposto esquema do mensalão. "Hoje os funcionários trabalharam apenas na organização dos dados que já estão na CPMI. Está havendo demora no trabalho das investigações", afirmou.

Álvaro Dias ressaltou que, se os dados não chegarem em uma semana, a CPMI vai fazer diligências com o apoio da Polícia Federal para busca e apreensão dos documentos. Segundo o senador, o Banco Rural ainda não encaminhou toda a documentação solicitada pela comissão, o que é de fundamental importância para a continuação dos trabalhos.