Brasileiro é confundido com terrorista e assassinado em Londres

23/07/2005 - 19h41

Gabriela Guerreiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A polícia britânica matou ontem o mineiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, depois de confundi-lo com um possível terrorista que teria participado dos atentados no metrô de Londres na última quinta-feira (21). O Ministério das Relações Exteriores confirmou o fato em nota oficial e afirmou que o governo brasileiro ficou "chocado e perplexo" ao tomar conhecimento da morte do brasileiro "aparentemente vítima de lamentável erro".

De acordo com o site da BBC de Londres, empresa pública de comunicação da Inglaterra, a polícia britânica reconheceu que o brasileiro não teve nenhum envolvimento com os ataques às estações de metrô e lamentou o incidente. "Para alguém perder a vida nessas circunstâncias é uma tragédia e a polícia metropolitana lamenta", afirmou a Scotland Yard, segundo a BBC.

A polícia britânica também informou que, antes de ser morto, o homem tinha saído de uma casa que era vigiada por suspeita de que pudesse ter vínculo com os atentados de quinta-feira – que resultaram em explosões em três estações de metrô e um ônibus e deixaram uma pessoa ferida.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que viaja ainda hoje para Londres, vai tentar se reunir com o secretário do Exterior da Inglaterra, Jack Straw, para obter informações sobre a morte do brasileiro. O ministro vai à Inglaterra participar de reuniões sobre a reforma das Nações Unidas.

Na nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores afirma que "o Brasil sempre condenou todas as formas de terrorismo e mostrou-se disposto a contribuir para a erradicação desse flagelo dentro das normas internacionais", mas aguarda explicações das autoridades inglesas sobre as circunstâncias da morte de Jean Charles.