Para deputada, redução de nomeações políticas pode ajudar no combate à corrupção

26/05/2005 - 0h20

Brasília, 25/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - A juíza e deputada federal Denise Frossard (PPS-RJ)defendeu nesta quarta-feira a redução das nomeações políticas como forma de combater a corrupção. "Precisamos de um modelo de gestão de governo diferente. Estamos nesse momento falando de uma CPI que envolve um partido que pediu cargo nos Correios. Por que ele quer estar nos Correios? Será que as cartas não estão sendo entregues?", ironizou Frossard, que participa do programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão.

A sugestão da juíza recebeu apoio da cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora da Universidade de São Paulo, que participa do programa no estúdio da TV Cultura, em São Paulo. Para ela, a diminuição da influência política pode ser positiva, principalmente no que diz respeito às indicações para cargos de execução das políticas públicas. "É necessário aumentar cada vez mais os quadros permanentes, de funcionários aprovados em concursos públicos", sugere a professora.

O Diálogo Brasil, mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr., é gerado pelo canal de TV a cabo da Radiobrás para 822 pontos de transmissão no país. Em Brasília, é transmitido também pela TV Nacional e integra a rede pública de televisão, sendo veiculado em 19 estados e no Distrito Federal.