CPI dos Correios poderia resultar em manipulação política, diz Waldir Pires

26/05/2005 - 0h00

Brasília, 25/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, alertou há pouco para o perigo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre corrupção nos Correios esconder uma tentativa de "manipulação política". "Ela pode ter como objetivo a desestabilização do governo, um deformação da ação política democrática", avaliou Pires, durante o primeiro bloco do programa Diálogo Brasil, que nesta quarta-feira tem como tema principal o combate à corrupção.

Para o ministro, o modelo de investigação adotado nos últimos meses por meio de operações da Polícia Federal tem se mostrado correto e isento. Pires defende a mobilização da sociedade como um todo para derrubar o "cancro" da corrupção.

A cientista política Maria Hermínia Tavares, professora da Universidade de São Paulo, e que também participa do programa no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, disse acreditar que esse envolvimento já acontece e uma prova disso seriam as denúncias recentes de corrupção e fraudes em vários setores e locais do país. "O surgimento de casos tem que ver com a capacidade de controlarmos melhor, tem lado positivo. A sociedade está mais atenta e a imprensa mais alerta. O Estado, por sua vez, desenvolveu uma série de mecanismos para cercar esses casos", afirmou.

Ela acrescentou que "por outro lado, a corrupção não pode estar no centro da agenda política brasileira". E lembrou: "A um ano das eleições, não creio que a CPI (no caso, a dos Correios) seja o melhor mecanismo de investigação. Mas ela vai ocorrer e talvez seja melhor o governo aceitá-la."

O Diálogo Brasil, mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr., é gerado pelo canal de TV a cabo da Radiobrás para 822 pontos de transmissão no país. Em Brasília é transmitido também pela TV Nacional e integra a rede pública de televisão, sendo veiculado em 19 estados e no Distrito Federal.