Projeto Brasil em Três Tempos recebe colaboração de cerca de 50 mil pessoas

23/05/2005 - 21h31

Brasília, 23/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 50 mil pessoas, representantes de diversos setores da sociedade brasileira, estão colaborando na elaboração do projeto Brasil em Três Tempos, que auxiliará os próximos governos na criação de planos de desenvolvimento. O programa oferecerá, de acordo com a Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, um conjunto de metas para os próximos anos, a partir de 2007, com o objetivo de servir de base para a construção de uma sociedade mais igualitária, desenvolvida e democrática.

"Nós procuramos identificar na sociedade aquelas pessoas que na sua atividade, ao tomarem decisões, ajudam a construir o futuro", disse o coronel Oswaldo Oliva Neto, secretário-executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos, ligado à Secretaria. Estão entre os selecionados ministros, governadores, senadores, deputados, juízes, empresários, presidentes e donos das cinco maiores empresas brasileiras em faturamento, os maiores sindicatos patronais e de trabalhadores, representantes da classe cultural e artística e da mídia.

Segundo o coronel, "é importante que as pessoas respondam a essas consultas, porque se por acaso algum desses segmentos tiver pouca adesão ao questionário, a vontade, o desejo e a identificação dos objetivos desse segmento podem ficar distorcidos" .

Desde o dia 10, os selecionados podem responder a 50 questões, feitas por especialistas que identificaram os fatos que estarão presentes na realidade brasileira em 2022. Para cada tema há cinco perguntas: "Qual a probabilidade de este evento ocorrer até 2015? Qual a probabilidade de este evento ocorrer até 2022? Qual a importância desse tema para o Brasil? e Qual o seu nível de conhecimento sobre esse tema? e Para o Brasil, esse evento, caso ocorra, será: bom, muito bom, indiferente, ruim ou péssimo?".

Neto informou que o Brasil em Três Tempos "está sendo montado com base em competências da área acadêmica e não em cima da área política". O projeto é baseado nas dimensões institucional, econômica, sócio-cultural, territorial, global, ambiental e do conhecimento, que segundo o coronel, respondem pela realidade. "É por meio desses estudos que nós estamos trabalhando na geração de cenários futuros. Esses cenários vão me dizer, para as datas temporais de 2015 e 2022, qual é a possibilidade e probabilidade de os eventos estratégicos ocorrerem; que tipo de cenários os brasileiros gostariam que ocorresse, ou seja, qual é o cenário ideal para o Brasil", disse.

A pesquisa deve ser finalizada até o dia 31, mas há possibilidade de prorrogação. O documento final, com as projeções e perspectivas para o futuro, e com a pactuação, deverá ficar pronto em outubro. De acordo com Neto, o documento "será um sinalizador do que nós desejamos como sociedade, um indicador de que metas e de que nível nós deveremos alcançar, e quais soluções técnicas, desde a econômica até a cultural, poderão ser aplicadas para a melhoria do país". O secretário lembrou ainda que "esse projeto não é de um governo, mas da nação".