Lula diz que vida sindical no ABC foi determinante na trajetória política até a presidência

18/04/2005 - 22h30

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que chegou ao governo com a ajuda do povo brasileiro e do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC. Diante de uma platéia formada pela atual diretoria e por sindicalistas que o acompanharam durante o tempo em que era dirigente sindical, Lula deixou o discurso de lado para homenagear as pessoas que acompanhar o início de sua luta política. "Esse sindicato me deu tudo que eu tenho hoje. Eu devo a Presidência da República ao povo brasileiro, mas se não fosse o berço natural, eu não teria chegado lá", afirmou.

Lula lembrou aos sindicalistas, que ele aprendeu muito nos dois anos de governo. "Quando eu era presidente do Sindicato, eu falava só para uma categoria ou contra determinado adversário. Hoje são, quinhentas, seiscentas, um milhão de categorias e você tem de trabalhar com os interesses de todos", ressaltou.

O presidente relatou aos companheiros sindicalistas que tem clareza e sabe o tempo que as coisas têm para acontecer. "Estou convencido que, ao terminar meu mandato, poderei voltar aqui a esse sindicado de forma muito orgulhosa, para a gente fazer uma comparação com qualquer outro presidente, no que foi investido para a parte mais pobre da população, o que foi gerado de emprego nesse país, o que foi feito na reforma agrária e na agricultura", destacou.

O presidente Lula, antes deixar o Sindicato do ABC, comentou sobre o recorde de produção e empregos que a indústria automobilística teve ano passado, afirmando que o país vive um momento "auspicioso", que tem que ser consolidado. "A gente não pode achar que está tudo bem, e fazer a farra do boi."