PF inicia neste domingo operação para garantir homologação da Raposa Serra do Sol

16/04/2005 - 18h37

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal inicia neste domingo (17), em Roraima, a operação Upatakon (que quer diz Nossa Terra na língua Macuxi). A força-tarefa organizada pelo governo federal tem como objetivo garantir a efetivação da homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. O decreto presidencial homologou na sexta-feira a área.

Sessenta agentes da Polícia Federal e 40 da Polícia Rodoviária Federal chegaram hoje a Roraima vindos de estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, entre outros. Segundo o superintendente da Polícia Federal em Roraima, Francisco Mallmann, agentes da polícia de Roraima também participam da ação totalizando 140 policias envolvidos. "Essa é uma ação preventiva para garantir a consolidação da homologação e proteger os direitos constitucionais dos indígenas", afirma Francisco Mallmann.

O superintendente diz que, embora não tenha ocorrido nenhum conflito, há sinais de movimentações popr parte dos produtores de arroz que não aceitam a homologação. "Tínhamos a operação planejada há mais de um ano porque já esperávamos a homologação da reserva Raposa Serra do Sol."

A partir de amanhã os agentes ficarão distribuídos em três bases: nos municípios de Pacaraima e Bonfim, onde a Polícia Federal tem postos, e na Comunidade das Placas, dentro da reserva indígena.

Segundo o superintendente, não está previsto um prazo para a operação Upatakon e a ação deve se estender enquanto houver resistências em torno da questão.