ONG vai ao Maracanã colher assinaturas para documento contra o racismo

16/04/2005 - 16h39

Rio, 16/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - Representantes do grupo Diálogos Brasil Contra o Racismo, formado por 40 organizações não-governamentais (ONGs), vão recolher, amanhã (17), assinaturas para uma petição que reivindica medidas mais eficazes contra manifestações de preconceito social nos estádios. Eles estarão no Maracanã, entre meio-dia e 15 horas, na final do campeonato estadual.

De acordo com Luciano Cerqueira, do Instituto Brasileiro de Análises Socias e Econômicas (Ibase), ONG que integra o grupo, as assinaturas para a petição vêm sendo recolhidas desde o mês passado pela internet. Ele informou que a petição será enviada primeiramente para a Fifa (Federação Internacional de Futebol), para a Uefa (União das Associações Européias de Futebol) e para a Real Federação Espanhola de Futebol.

"Inicialmente, a petição será enviada a essas três associações para que sejam tomadas decisões mais drásticas contra os clubes europeus, principalmente espanhóis, onde têm ocorrido muitos atos de racismo. Posteriormente, faremos outra petição que será enviada para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Comebol) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)", disse ele.

Entre as medidas propostas pelo grupo Diálogos Brasil contra o Racismo, estão a elevação das multas dadas aos clubes, de modo geral, e punição para as torcidas organizadas que agridam jogadores negros.