Metalúrgicos do ABC fazem festa pelos 30 anos da posse de Lula no sindicato

16/04/2005 - 18h29

São Paulo, 16/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula será homenageado segunda-feira (18) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). A cerimônia marcará a passagem dos 30 anos da primeira posse de Lula, em 19 de abril de 1975, na presidência do sindicato. Estarão presentes os 13 dirigentes que assumiram com Lula a direção do sindicato em 1975.

Os ministros José Dirceu, chefe da Casa Civil, e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência, o atual presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, também devem participar das comemorações.

Em 1974, ano em que o Brasil vivia grave crise política e econômica, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (na época Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema), preparava-se para a eleição que renovaria sua diretoria. Na disputa para suceder Paulo Vidal na presidência, estavam três metalúrgicos: Rubens Teodoro, Nelson Campanholo e Antenor Biolcatti. Os três, no entanto, desistiram da candidatura para apoiar um torneiro mecânico, cuja liderança despontava nas assembléias: Luiz Inácio da Silva.

A decisão de inscrever uma única chapa fortaleceu o sentimento dos metalúrgicos que, já naquela época, criticavam o atrelamento dos sindicatos ao Estado e brigavam por recuperação das perdas salariais. Eleito com mais de 90% dos votos, Lula assumiu pela primeira vez a presidência no sindicato em abril de 1975, representando 100 mil trabalhadores.