Operação da Polícia Federal prende 15 acusados de grilagem no Tocantins

17/02/2005 - 20h36

Brasília, 17/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - A operação Terra Nostra, da Polícia Federal, prendeu no estado de Tocantins 15 pessoas acusadas de grilagem (apropriação de terras alheias mediante falsas escrituras de propriedade). As prisões, em flagrante, ocorreram na capital, Palmas, e nas cidades de Colinas do Tocantins, Bandeirantes, Presidente Kennedy, Guaraí e Tupiratis. As áreas griladas são de posse do Estado e estão em processo de valorização devido à possibilidade de utilização delas para plantação de soja.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o superintendente da Polícia Federal em Tocantins, Rubens Patury Filho, ressaltou que os 15 acusados agiam de forma organizada e com ameaça de violência. "Eles aterrorizavam o nosso Estado. O próprio Tribunal de Justiça, as pessoas da área rural, todos clamavam para que a Polícia Federal fizesse um trabalho com esses elementos", disse.

Segundo Patury, a quadrilha falsificava documentos relativos a posse e a propriedade de terras, e forjava contratos de gestão de direitos de posse a fazendeiros de outros estados, principalmente da região Sul. "Depois, eles pressionavam com ameaça de violência. Colocavam os pequenos proprietários para saírem da localidade. Mas, a documentação era toda falsificada", informou o superintendente.