Pertence diz na Cisjordânia que Brasil é referência internacional em eleições livres

07/01/2005 - 22h42

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, afirmou que a presença de juristas brasileiros nas eleições presidenciais nos territórios palestinos mostra o respeito que o país conquistou em termos de democracia. E acrescentou que o Brasil se tornou referência internacional em eleições livres.

A convite da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Sepúlveda Pertence acompanhará na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, as eleições palestinas de domingo. A presença dos juristas brasileiros está despertando a atenção da mídia internacional pelo sucesso das urnas eletrônicas e pela cooperação com países latino-americanos.

Os palestinos realizarão eleições legislativas em maio próximo e a grande curiosidade da imprensa é saber se as urnas eletrônicas brasileiras poderão ser utilizadas no pleito. Centenas de observadores internacionais estão na região para acompanhar as eleições na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O Brasil foi convidado por sua experiência internacional na realização de eleições em paises como Argentina, Paraguai, Equador e México.

Além de Pertence, integram a delegação de juristas brasileiros os ex-ministros do TSE Torquato Jardim, que é presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Fernando Neves, e o juiz eleitoral Paulo de Tarso Tamburine, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral