Ritmos tradicionais como o frevo vão animar reveillon em Pernambuco

31/12/2004 - 9h42

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Os ritmos tradicionais da cultura pernambucana - frevo, maracatu, caboclinho e coco de roda - vão animar a festa da virada do ano hoje em Recife. Oito pólos foram instalados este ano pela prefeitura, que vai oferecer ao público um espetáculo colorido e diversificado, incluindo show pirotécnico.

A programação começa por volta do meio-dia com apresentação de orquestras e passistas de frevo em quatro avenidas do centro da cidade e prossegue por toda a noite. Na praça do Marco Zero, a festa de reveillon será animada por shows de bandas regionais como Mundo Livre, Nação Zumbi e Mombojó. Já na orla marítima de Boa Viagem e do Pina foram montados cinco palcos onde irão se apresentar orquestras de frevo, além de cantores como Alceu Valença e Silvério Pessoa.

Como acontece todo ano, muitas famílias vão comemorar a chegada de 2005 em mais de 200 toldos brancos, armados na praia, levando champanhe para a beira-mar, juntamente com a tradicional ceia de fim de ano.

A Polícia Militar de Pernambuco montou esquema especial para garantir a segurança durante a festa de reveillon, tanto nas vias urbanas como nas rodovias estaduais. Um efetivo de 925 policiais vai reforçar o patrulhamento, com o auxílio de 45 motos, em várias áreas da cidade, praias e bairros da região metropolitana.