PT adia para amanhã escolha do candidato à presidência da Câmara

21/12/2004 - 22h03

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A bancada do PT na Câmara adiou para amanhã de manhã a decisão sobre o candidato do partido para disputar a presidência da Casa em fevereiro do ano que vem. Os petistas vão decidir entre os deputados Professor Luizinho (SP), líder do governo, Virgílio Guimarães (MG), relator da Reforma Tributária, Arlindo Chinaglia (SP), líder do partido, e Luiz Edurado Greenhalgh (SP), ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, quem concorrerá à sucessão de João Paulo Cunha (PT-SP).

Sete deputados do partido disputavam a indicação da bancada para o cargo. No entanto, em reunião na tarde e noite de hoje, um deles – deputado Paulo Rocha (PA) – desistiu de concorrer. Os outros seis disputaram os votos de 76 deputados petistas que participaram da reunião. A idéia inicial era que os três candidatos mais votados fossem para a disputa em segundo turno. No entanto, dois empataram e, com isso, ficaram quatro para o novo pleito.

Na votação de hoje Virgílio Guimarães ficou com 47 votos, Professor Luizinho, 42, Arlindo Chinaglia, 39, Luiz Eduardo Greenhalgh, 39, Paulo Delgado (MG), 35 e Walter Pinheiro (BA), 23. A idéia do presidente João Paulo é buscar um entendimento e evitar a disputa, para que o PT chegue a um nome de consenso, capaz de se eleger presidente da Câmara no ano que vem.

Virgílio Guimarães, que foi o mais votado, apoiou o adiamento da decisão para amanhã: "Acho que é melhor deixar a escolha para amanhã, pois assim ela será fruto de um acordo político mais amplo e o partido sairá unido ao final do processo",

Embora, tradicionalmente, caiba ao partido que tem a maior bancada a presidência da Câmara, outros partidos poderão se unir e lançar uma candidatura alternativa para disputar a presidência em plenário.