Brasil oferece financiamento do BNDES à Argentina para evitar salvaguardas

16/12/2004 - 22h14

Paula Menna Barreto
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte - O Brasil ofereceu à Argentina financiamento do BNDES para as indústrias daquele país para resolver as divergências comerciais entre os dois governos e substituir a imposição de salvaguardas que os produtos brasileiros vêm sofrendo por parte dos argentinos

Um acordo desse tipo foi fechado hoje com o Paraguai, segundo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele disse tambérm que a importância da 27ª reunião do Conselho do Mercado Comum e da Cúpula do Mercosul "é que fica evidente o crescimento do comércio na região e a consolidação do Mercosul se dá não apenas como área de livre comércio, mas de integração social, econômica e política".

"A prova de que o Mercosul funciona" - acrescentou Garcia - "e está dando certo, é a participação dos novos associados (Chile, Peru, Venezuela e Equador, que se associou hoje) e a atração que ele exerce sobre outros países, como a Índia, e na África.

Neste momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferece um jantar aos chefes de Estado que participam do encontro, no Museu de Artes e Ofícios, no Centro da Cidade.