Governo investe R$ 20 milhões em serviço de atendimento médico de emergência

15/12/2004 - 22h00

Brasília, 15/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - Já são 40 os Serviços de Atendimento Médico de Saúde (Samu) espalhados pelos municípios brasileiros. O Ministério da Saúde investiu, neste ano, R$ 120 milhões neste tipo de atendimento de emergência, quer aumentar esse número e, na próxima semana, sete Samus devem ser inaugurados nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Para discutir as políticas na área, o ministro Humberto Costa abriu hoje o seminário Internacional de Atenção Integral às Urgências. Até sexta-feira, na Academia de Tênis, em Brasília, as Samus estarão sendo discutidas por médicos, bombeiros socorristas, governo e os órgãos envolvidos na rede, criada em setembro do ano passado. "Uma das características do Samus é a articulação com outros setores", lembrou ministro.

Ainda este ano, o serviço passará a contar com helicópteros que vão auxiliar as ambulâncias nos atendimentos. E, a partir de 2005, em uma parceria com a Marinha, as chamadas ambulâncias levarão o "atendimento às regiões mais distantes", segundo Humberto Costa. "Queremos que o Samus cubra todo o território nacional por via aérea", diz o ministro. Além dos helicópteros, o Ministério estuda outras formas de socorro médico aéreo e já anunciou que o orçamento para o atendimento de urgência será maior no ano que vem.