Programa permite a professores brasileiros e americanos trocar informações sobre ensino superior

24/10/2004 - 17h24

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Professores de seis instituições brasileiras de ensino começaram neste domingo a trocar informações e experiências com profissionais do sistema educacional norte-americano. O encontro é parte do Programa de Visitas Profissionais aos Estados Unidos, uma das atividades do Consórcio Brasil-EUA de Educação Superior, firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior do ministério da Educação (Capes) e o Fund for the Improvement of Postsecondary Educacion (Fipse), o Fundo de Estímulo a Educação Superior dos Estados Unidos.

Até o dia 3 de novembro, a comitiva vai debater temas como o papel da universidade no preenchimento das necessidades da comunidade, o desenvolvimento sócio-econômico, a formação de mão de obra qualificada e políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico. Também serão trocadas experiências sobre a estrutura e o funcionamento das universidades, financiamento, autonomia e processos políticos de admissão e acesso à universidade.

O objetivo do consórcio é incentivar a parceria entre universidades por meio do intercâmbio de alunos de graduação e professores. Desde que entrou em funcionamento, em 2001, o Programa de Visitas Profissionais aos Estados Unidos já beneficiou 692 bolsistas em viagens de intercâmbio. Ao todo, 364 brasileiros foram para os Estados e 328 americanos vieram ao Brasil.