Papel do Brasil nas negociações multilaterais também foi destaque do discurso de Lula na ONU

24/10/2004 - 17h24

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em setembro último, na abertura da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a atuação do Brasil nas negociações comerciais multilaterais para alcançar acordos justos e equitativos.

O presidente destacou que "a articulação de países da África, América Latina e Ásia no G-20 foi decisiva para manter as negociações na Organização Mundial de Comércio na trilha da liberalização do comércio com justiça social.

Na ocasião, o professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Mário Presser, disse que o esforço do presidente Lula em criar mecanismos alternativos de financiamento para a combater a pobreza mundial é parte de um conjunto de esforços para dar um papel maior ao Brasil nas questões internacionais. "A política externa do presidente Lula tem tentado levar o país a um papel de liderança nas negociações internacionais sobre as questões do desenvolvimento", disse o professor.

Segundo Presser, nos últimos anos, o país teve papel fundamental na aprovação de uma resolução favorável aos países em desenvolvimento na questão de propriedade intelectual e saúde pública. "Essas posições recentes do Brasil têm forçado importantes negociações na cena internacional", lembrou.