Ministério da Saúde define 20 de novembro como Dia D de Combate à Dengue

24/10/2004 - 17h15

Brasília - A campanha do Dia D de Combate à Dengue é uma das ações do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, responsável pela queda dos casos da doença.

Neste ano, a campanha está programada para o dia 20 de novembro, e terá o como tema Não deixe a dengue estragar o seu verão. Na Região Norte, por conta da estação das chuvas, o slogan será alterado para "Não deixe a dengue estragar suas férias".

A campanha publicitária prevê a distribuição de cartazes, adesivos, camisetas e bonés. Também serão veiculados anúncios no rádio e na televisão. A campanha começa na próximo sexta-feira (29) e está dividida em duas partes. A primeira vai até 13 de novembro e trata da prevenção à dengue. A música-tema é Baianidade Nagô, da Banda Beijo, cuja letra diz: "Já pintou o verão, calor no coração, a festa vai começar, a galera se agita numa só alegria".

A segunda fase da campanha chama a população para o Dia D. Um filme de 30 segundos com a mesma música-tema mostra os personagens da primeira fase, desta vez alertando sobre como fazer para eliminar os criadouros do Aedes aegipty, o mosquito transmissor da dengue. Ao fundo, o locutor lembra que "dia 20 é o dia do Brasil se unir contra a dengue".

Com informações do Ministério da Saúde