Petroleiros ameaçam greve com paralisação de produção na Petrobras

04/10/2004 - 22h55

Rio, 4/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Antonio Carrara, disse que poderá haver uma greve maior, com paralisação de produção, caso a Petrobras não atenda às reivindicações da categoria. Uma reunião de negociação com a empresa está marcada para amanhã, às 14 horas.

Por enquanto, a FUP está com um calendário de paralisações surpresas de 24 horas, sem prejuízo na produção, nas diversas unidades da Petrobras, até a próxima sexta-feira. "Só vamos reavaliar o movimento depois da reunião. A princípio, o calendário de paralisações está mantido", disse Carrara.

Hoje, foram paralisados o terminal da Petrobras de Barueri, em São Paulo, e a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). A paralisação de Barueri deve terminar amanhã de manhã. Já a situação da Reduc está indefinida, pois os funcionários da unidade decidiram por uma greve sem tempo determinado.

Amanhã, novas unidades da Petrobras, ainda não divulgadas pela FUP, entram em uma paralisação de 24 horas. "Só vamos avisar à empresa na hora em que a unidade parar", afirmou Carrara.

As principais reivindicações da FUP, que representa 17 sindicatos de petroleiros, são as seguintes: reajuste salarial referente à perda com a inflação, ganhos reais de 5%, tratamento igual entre ativos e aposentados, igualdade de direitos para funcionários que entraram depois de 1997, implementação de uma nova política de segurança no trabalho e um novo plano de cargos.