Servidores do Ibama em greve podem receber proposta governo amanhã

04/10/2004 - 21h54

Caio d'Arcanchy
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A greve dos funcionários do Ibama, iniciada no dia 29 de setembro, pode terminar esta semana, se os grevistas acatarem proposta do governo que deverá ser apresentada amanhã. Os Ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente, além do próprio Ibama, estão envolvidos na discussão.

Segundo o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, houve uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o impasse fosse resolvido o quanto antes. De acordo com o secretário, Lula determinou que o impacto orçamentário sobre a proposta seja considerado somente a partir de 2005.

O teor da proposta que está sendo discutida consiste em uma gratificação tanto para os servidores da ativa quanto para os inativos, contemplando também necessidades parciais para uma proposta de carreira. De acordo com o Diretor de Gestão Estratégica do Ibama, Luiz Fernando Merico, ainda falta a discussão da proposta com os servidores em greve, o que deve ocorrer até o fim desta semana. "Mas nós temos expectativa deque a nossa proposta possa atender à reivindicação e, com isso, a greve possa ser encerrada imediatamente", disse.

A discussão do governo para definir uma proposta para os servidores do Ibama terminaria hoje, o que não ocorreu por causa das discussões do impacto orçamentário que o reajuste irá causar. De acordo com o Luiz Fernando Merico, o governo está se esforçando ao máximo para dar um desfecho para a questão. "Esse é um problema que se arrasta há 15 anos e tem o tamanho da história do Ibama. Agora, neste governo, estamos buscando a resolução dessas questões para que a carreira e a instituição possam se fortalecer", afirmou.

O movimento grevista se irritou ao saber que a proposta para os servidores do Ibama não sairia hoje. Isso porque na semana passada foi dado um prazo de três dias para uma solução, prorrogada posteriormente para esta hoje. O presidente da Associação dos Servidores do Ibama, Jonas Moraes Correa disse que isso pode provocar uma intensificação da greve. "Algumas unidades estaduais não tinham aderido ao movimento, mas, diante disso, eu acho que nós vamos ter 100% do Ibama paralizado em todo o país", ressaltouj.