Secretaria para Igualdade Racial investe nas comunidades quilombolas

13/09/2004 - 21h44

Aline Beckestein
Repórter da Agência da Brasil

Rio - A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, disse hoje que uma das principais atividades desenvolvidas pela Secretaria está relacionada com as comunidades quilombolas e destacou a regularização dos títulos de propriedades das terras e melhoria das condições de habitação, saúde e educação dessas comunidades.

De acordo com a ministra, existem 743 comunidades quilombolas em todo o Brasil, das quais 22 só no estado do Rio de Jasneiro. Matilde Ribeiro A Ministra também disse ser favorável à política de cotas nas universidades, e que existem estudos dentro da própria Secretaria para a adoção do sistema em órgãos públicos.

"Estas vagas seriam destacadas no próprio concurso público e o percentual da quota deve variar de acordo com cada Estado, levando em consideração a quantidade de negros que nele habitam. Já existem experiências em curso em alguns governos municipais. Isso não quer dizer que algo será algo realizado em breve - por enquanto, ainda estamos testando essa idéia", disse Matilde Ribeiro.

A ministra fez palestra durante a reunião do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.