Posseiros de Mato Grosso fecham acesso ao território xavante em Altamira do Norte

19/08/2004 - 0h30

Brasília, 18/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Posseiros de Altamira do Norte, no Mato Grosso, fecharam agora à noite todas as vias de acesso às terras dos índios xavante marãwatsede. Segundo o coordenador da Fundação Nacional do índio (Funai), Denivaldo da Rocha, os posseiros organizaram o protesto contra a visita de membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

A equipe da ONU está desde terça-feira na região para preparar relatório sobre a volta dos xavante para suas terras de origem. Rocha explicou que os posseiros acham que, com a visita da ONU, somente os índios vão ter acesso à terra garantido.

As BRs 158 e 080 estão interditadas pelos posseiros. Os funcionários da Funai e a equipe da ONU estão presos na reserva indígena. Para o coordenador da ONU, Jean Pierre, o direito do povo xavante é inquestionável. Segundo ele, os fazendeiros que ocupavam as terras dos índios deveriam pagar pelos danos que causaram.

Jean Pierre informou ainda que o relatório deve ser entregue aos relatores internacionais da ONU em novembro e eles vão preparar recomendações ao governo brasileiro. Pierre acredita que a ONU deve recomendar ao Brasil que melhore as garantias do direito dos índios à terra e a integridadedo território indígena.