Telefone fixo terá reajuste médio de 8,7%

13/08/2004 - 20h41

Brasília, 13/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu hoje, após mais de 20 dias de negociação com as empresas de telefonia fixa, um reajuste médio de 8,7% na cesta de serviços da telefonia local. O índice acertado ficou abaixo dos 10,9% relativos à reposição integral à qual as concessionárias teriam direito, segundo os contratos de concessão e decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O reajuste tem base no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), e não foi cobrado pelas empresas no ano passado. A assinatura residencial, o pulso e os créditos do cartão telefônico utilizados em orelhão sofrerão reajustes inferiores à média. A assinatura residencial e o pulso serão corrigidos em 6,7%. O crédito do cartão telefônico sofrerá aumento de 5,88% e as tarifas de Longa Distância Nacional e Longa Distância Internacional terão reajuste médio de 10,9%.

O reajuste de 8,7% será dividido em duas parcelas de 4,35%. A primeira será aplicada a partir de 1º de setembro e a segunda, a partir de 1º de novembro.