Xavantes entram em terras ocupadas por fazendeiros

10/08/2004 - 21h07

Juliana Cézar, enviada especial a Alto da Boa Vista (MT)
e Andréia Araújo, de Brasília

Brasília - Mesmo sem saber da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a liminar que autorizava a entrada de fazendeiros na região de Alto da Boa Vista, em Mato Grosso, os índios Xavantes, da etnia Marãiwatséde, entraram na terra indígena esta tarde. O cacique da tribo, Damião, disse que não aceitará novas expulsões. "Nós não vamos sair mais, porque a área é dos índios! Sofremos 40 anos fora da área. Hoje, chegamos aqui e agora nós vamos lutar e trabalhar", afirmou o cacique.

Na ocupação da terra, de cerca de 2 hectares, 10 peões foram mantidos sobre a vigilância dos índios, que querem manter domínio da terra. Um dos peões, Gilmar, conta que o dono da fazenda está viajando e que não avisou nada sobre a briga judicial.

Os índios informaram que a fazenda ocupada ainda tinha bois, mas o cacique garante que todo o rebanho será devolvido. Os índios estavam armados de arco e flechas, mas não precisaram usar. Segundo a Polícia Federal, a ocupação dos índios foi pacífica.

No final da tarde os índios Xavantes, todos pintados de vermelho e preto, característica dos guerreiros, comemoraram com cantos a decisão do STF.

Damião contou que saiu da tribo aos 13 anos, levado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), logo depois da venda do terreno para usineiros.